Morre Peter Mayhew, o Chewbacca original de ‘Star Wars’

O ator britânico Peter Mayhew, conhecido por interpretar Chewbacca nas trilogias de Star Wars“, morreu nesta terça-feira (30) aos 74 anos. Segundo publicação em sua conta no Twitter, ele estava em sua casa no Texas, nos Estados Unidos, acompanhado pela família. A mesma só divulgou seu passamento nessa quinta (2).

O britânico estreou como ator em Star Wars: Uma nova esperança (1977). No filme, ele vestia a roupa peluda de Chewbacca, um Wookie (raça alienígena) que acompanhava o contrabandista Han Solo (Harrison Ford). Mayhew repetiu a atuação nos outros dois filmes da trilogia original, e também em A vingança dos Sith (2005).

Harrison Ford, Anthony Daniels, Carrie Fisher e Peter Mayhew durante pausa de gravação de programa de TV, em 1978 — Foto: AP Photo

O ator foi descoberto por um produtor, Charles H. Schneer, enquanto trabalhava como atendente de um hospital em Londres. Do alto de seus 2,20 metros de altura, sua primeira aparição no cinema foi no filme Sinbad e o olho do tigre (1977). Ele ajudou a treinar seu substituto, o finlandês Joonas Suotamo, que interpretou o papel nos dois filmes mais recentes da franquia, Os Últimos Jedi e Han Solo.

Amigos e colegas prestaram suas homenagens a Mayhew. Em entrevista ao Hollywood Reporter, Harrison Ford afirmou: “Peter Mayhew era um homem gentil, possuidor de uma grande dignidade e caráter nobre. Esses aspectos de sua própria personalidade, junto com sua sagacidade e graça, ele trouxe ao Chewbacca. Éramos parceiros nos filmes e amigos na vida durante 30 anos e eu o amava. Ele investiu sua alma no personagem e trouxe alegria para o público de Star Wars”. Em suas mídias sociais, os atores Mark Hamill e John Boyega assim se manifestaram:

“Ele foi o mais gentil dos gigantes – um grande homem, com um coração ainda maior, que nunca falhou em me fazer sorrir. Um amigo legal que eu amava profundamente. Sou grato pelas memórias que compartilhamos e sou um homem melhor apenas por conhecê-lo. Obrigado Pete”.

“A felicidade que você trouxe para a minha vida através de Chewbacca sempre foi o suficiente, mas te conhecer e conhecer seu incrível coração foi ainda melhor. Descanse em paz, Peter”.

Ele deixa sua esposa, Angie, e três filhos.

Everaldo Lima Jr. (Coroa Pop)

Professor de História, Guia de Turismo e um Nerdão das Antigas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *