Palhaços assustadores viram tema de livro brasileiro

Filmes de terror sempre fazem sucesso nos cinemas, causando até surpresa aos produtores dos longas, como é o caso de Atividade Paranormal. É nesse cenário, que encontramos um personagem muito comum nesse meio, os palhaços. Eles costumam tirar o sono de quem assiste aos filmes e ainda são a causa para distúrbios já estudados pela ciência, como a Coulrofobia.

Foi pensando nessa linha de criação, que cinco especialistas se juntaram para reunir e debater as principais participações assustadoras desse personagem. O livro Medo de Palhaços – A Enciclopédia Definitiva sobre Palhaços Assustadores na Cultura Pop, foi lançado no dia 24 de março por Filipe Falcão, pesquisador pernambucano e Marcelo Milici que veio de São Paulo para participar da ação que aconteceu na Livraria Cultura do shopping Riomar.

A obra analisa o palhaço como figura capaz de provocar medo em diferentes vertentes da cultura pop, e cita personagens como o Coringa, além de provocar uma nostalgia dos anos 1980 com os Palhaços Assassinos do Espaço Sideral. O livro possui vários capítulos que abordam o tema sobre o olhar da televisão, literatura e quadrinhos.

Marcelo Milici contou que a ideia de fazer algo do tema, partiu do site em que eles possuem sobre terror, que completará 16 anos. “A gente tem o site Boca do Inferno e decidimos falar sobre o medo, algo que atrai as pessoas. Nisso o Matheus Ferreira, citou a coulrofobia que é o medo de palhaço. Além disso, muitos leitores da página pediam uma obra do tipo”, disse o autor paulista.

Apesar de ter sido vastamente explorada, para Filipe Falcão, a figura do palhaço ainda vai resistir ao futuro do cinema. “Apesar de todos os filmes de terror sofrerem com desgastes, é natural que a imagem se recomponha. Basta um grande filme com outro estilo de personagem estourar nas bilheterias, para que se esqueça um pouco do estilo anterior, mas isso é algo natural”, ressaltou o autor.

O livro pode ser adquirido no site da própria Editora Évora e na Amazon, além de várias livrarias do Brasil.

AUTORES

Filipe Falcão estuda cinema de horror no curso de doutorado em comunicação pela UFPE, e escreveu o livro em parceria com outros quatro autores: Matheus Ferraz de Minas Gerais, Marcelo Milici, Gabriel Paixão, e Rodrigo Ramos, ambos de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *