Conexão NERDeste participa de encontro sobre zoologia na UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irá promover o I Encontro de Ensino de Zoologia, com o intuito de debater e apresentar as possibilidades de ensino da área na educação atual, colocando o contexto social entre pessoas e animais. Com foco em tubarões, o evento irá contar com conferência, exposição didática, mesa redonda, oficinas e apresentação de trabalhos. Com a participação de professores da UFPE e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o encontro será na próxima segunda-feira (29), das 8h às 17h30, na Coordenadoria do Ensino de Ciências do Nordeste da UFPE (CECINE) – com entrada gratuita.

O diretor da Conexão NERDeste, Messias Amorim, irá participar da mesa redonda do evento em um debate sobre o tema: Um peixe muito especial: vivências, desafios e o contexto educacional dos tubarões na sociedade. O objetivo é contribuir através do universo geek, mostrando como a cultura pop – através de filmes e quadrinhos – pode passar uma mensagem de conscientização para as pessoas. Também participam da mesa o biólogo Jean Liberato, da UFPE, a professora Vanessa Pedrosa, da Escola Municipal Divino Espírito Santo e Everaldo Lima Júnior, colunista e crítico da NERDeste.

Imagem: Divulgação

“O público geek tem crescido bastante no Nordeste e em especial em Pernambuco, que é o coração da região. É fundamental que os professores, principalmente da rede pública, sejam receptivos a metodologias inovadoras e que abracem o potencial da cultura geek para tornar assuntos complexos do dia a dia dos seus alunos em algo interessante e atrativo. Os tubarões são animais extremamente interessantes e vulneráveis. Todos os anos, pelo menos um filme estreia com ele, carregando o estereótipo de monstro sanguinário – provando que há interesse das massas por obras que tragam o peixe às telas”, disse Jean Liberato.

Para Messias, inserir o universo geek nesse contexto é inovador e significativo. “É muito bom usar a cultura pop/geek para fazer analogias e tratar de temas importantes. O mundo dos filmes e dos quadrinhos está repleto de de personagens que dialogam com os animais e muitas mensagem são transmitidas. Everaldo e eu iremos explorar isso da melhor maneira possível e esperamos contribuir de alguma forma. E, logicamente, também será enriquecedor para nós. É inovador e será um prazer participar de algo assim. Agradecemos a UFPE pelo convite”, destacou.

A mesa redonda que contará com a participação da Conexão NERDeste está marcada para às 10h, no auditório CECINE. Para conferir a programação completa do I Encontro de Ensino de Zoologia basta clicar aqui.

SERVIÇO

Evento:  I Encontro de Ensino de Zoologia
Local: CECINE/UFPE – Avenida dos Economistas, 9 – Cidade Universitária, Recife
Data: 29 de novembro (segunda-feira)
Horário: das 10h às 17h30
Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *