Games na educação: plataforma melhora engajamento dos alunos nas escolas do Recife

Durante o Arena Games, que aconteceu no último domingo (30), na Arena de Pernambuco, foi realizada a grande final da Olímpiada de Jogos Digitais e Educação (OJE). A ideia desta plataforma é levar educação para os alunos do Recife, com games que trazem conteúdo escolar e atividades que são vistas em sala de aula pelos estudantes, como explica a Coordenadora Pedagógica da Joy Street (desenvolvedora da plataforma OJE) Carla Alexandre.

Movimentação foi intensa na área dedicada aos Jogos Digitais. (Foto: Conexão NERDeste)

“A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE) é uma plataforma que roda o ano inteiro na escola. Os alunos têm acesso a jogos tematizados com os conteúdos que eles veem na escola. É uma plataforma que funciona desde o sexto ano até o ensino médio. Estamos trabalhando com todas as disciplinas do ensino fundamental dois”, disse a Coordenadora, que fala sobre o objetivo dos jogos.

“Hoje (domingo) é a grande final a já estávamos trabalhando com os alunos há quatro meses. Aqui estão as quatro escolas finalistas. Foram mais 4 mil inscritos. O objetivo é mudar as relações sócias dentro da escola. Através dos jogos eles trabalham com cooperação. A partir disso, mudam-se as relações, principalmente entre professor e aluno. Isso faz com que os estudantes se engajem com conteúdos escolares de outras formas, quebrando paradigmas”, concluiu.

O Arena Games serviu para comemorar o aniversário de um ano do projeto Domingo na Arena, que oferece atividades gratuitas quando não há jogos ou eventos pagos.

Ouça a entrevista completa abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *